domingo, 9 de maio de 2010

Pneus X Criatividade





Você já viu quantas coisas legais podem ser feitas com pneus???



Pois é, são inúmeros objetos que podem ser confeccionados com pneus, dependo apenas de uma unica coisa: CRIATIVIDADE.

Que tal pegar aquele pneu velho, jogado num cantinho do quintal, (muito atraente ao mosquito da dengue) que você pretende descartar algum dia e transformá-lo numa linda floreira ou num Puff??
Além de decorar sua casa, é uma ótima terapia e você ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Você sabia que um pneu demora pelo menos 600 anos para se decompor?

O pneu...

A borracha natural é um polímero obtido da seiva da seringueira, árvore de origem amazônica, mas que ganhou o mundo, principalmente pela rápida adaptação que sofreu quando, na virada do século, foi plantada com sucesso nas florestas tropicais asiáticas.

Para sua extração são feitos pequenos cortes superficiais no caule da árvore, através dos quais o látex é captado. Depois de sua coagulação e secagem, este material é aquecido e posteriormente processado com outras substâncias químicas, transformando-se em borracha.

No Brasil, a maior parte da borracha produzida industrialmente é usada na fabricação de pneus, correspondendo a 70% da produção.

Os pneus foram inventados em 1845, depois que o norte-americano Charles Goodyear descobriu casualmente o processo de vulcanização da borracha, quando deixou cair borracha e enxofre no fogão.

Tornaram-se então substitutos das rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens. A borracha além de ser mais resistente e durável, absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte mais confortável e funcional.

A maior parte dos pneus hoje é feita de 10% de borracha natural (látex), 30% de petróleo (borracha sintética) e 60% de aço e tecidos (tipo lona), que servem para fortalecer ainda mais a estrutura.

Produção X Descarte

Um estudo feito pela Universidade de Vrije, na Holanda, descobriu que todos os dias são fabricados cerca de 2 milhões de novos pneus no mundo. Isto significa uma produção anual de 730 milhões de pneus (janeiro/1999). Ao mesmo tempo, hoje são transformados em sucata 800 milhões de unidades por ano. No Brasil, em 1993, 0,5% do lixo urbano brasileiro eram de pneus velhos e fora de uso. Hoje são descartados no país cerca de 17 milhões de pneus por ano.

Reutilização X Empreendedorismo

Além de reutilizar em casa, um pouco mais de criatividade e foco pode levar a grandes negócios, como é o caso da famosa empresa Goóc, que confecciona sandálias de pneus. A tendência é, cada vez mais, econegócios, e para aqueles que o empreendedorismo corre nas veias, eis aí uma grande oportunidade de seguir essa tendência. Para garantir o bom desenvolvimento e o sucesso desses econegócios, a Sustentavit Consultoria é, sem dúvidas, a melhor solução!

Para saber mais sobre pneus acesse: http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/pneu.htm

O PLANETA AGRADECE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário